Conclusões do Seminário Transporte e Covid-19

Impactos e desafios na implementação das medidas para a prevenção do Covid-19 no sector na Área Metropolitana de Maputo

Decorreu o seminário online no passado dia 10 de Junho de 2020, organizado pela  Agência Metropolitana de Transporte (AMT) e o Observatório de Mobilidade e Transporte (OMT).

Participaram como palestrantes ao longo do seminário por ordem de apiração:

José Aurélio Bila – Radio Maxaquene, jornalista

Prof. Matos – Agência Metropolitana de Transporte, PCA

Batista Macuvele – ATROMAP, operador de Chapa

Simão Sancho – FEMATRO, operador de Autocarro

Joäo Feijó – Observatório do Meio Rural, pesquisador

Joaquín Romero de Tejada – OMT e AMT, especialista em Mobilidade Urbana Sustentável.

Peter Coughlin – EconPolicy Research Group, Lda, pesquisador. Ausente por motivos de conexão mas enviou apresentação depois.

A pessar de alguns problemas de som o público alcançou uma media de 35 participantes.

Principais ideias apresentadas

  • A maior parte dos passageiros estão a sofrer mais neste período mas o impacto está a ser desigual por bairros e por camadas sociais.
  • Grande dificuldade de operadores para operar e alguns estão a ter dívidas por causa deste período. Solicitam formas de ser subsidiados directas ou indirectas
  • A AMT está a realizar múltiples iniciativas para diminuir os impactos negativos e coordenar com os diversos operadores e municípios.
  • Que medidas sera que podemos tomar durante o periodo especial que podem ser extendidas no tempo.
  • Aproveitar a boleia de esta circunstâncias para introduzir mudanças no sistema que ajudam a sua sustentabilidade futura.

Em breve sera partilhado o audio e guia de escuta.

Documentos referenciados ao longo do seminário:



LINK para descarregar
Audio produzido por Radio Maxaquene com entrevistas a passageiros. Ligado à intervenção do Jornalista José Aurélio Bila da Radio Maxaquene.

LINK para descarregar
“Analise das Medidas da AMT”. Apresentação do Prof. Matos – Agência Metropolitana de Transporte, PCA
LINK para descarregar Relatório “Implementação Das Medidas De Prevenção Do Covid-19:Uma Avaliação Intercalar Nas Cidades De Maputo, Beira E Nampula” apresentado por o professor Joäo Feijó – Observatório do Meio Rural. Web o OMR com introdução a este artigo: https://omrmz.org/omrweb/publicacoes/or-92/




LINK para descarregar Relatório “Covid-19 Transporte Rodoviário De Passageiros Na Cidade De Maputo.Primeira Avaliação Da Implementação De Medidas De Prevençãodocovid-19” apresentado por o professor Joäo Feijó – Observatório do Meio Rural. Web o OMR com introdução a este artigo: https://omrmz.org/omrweb/publicacoes/transporte-rodoviario-de-passageiros/
LINK para descarregar Apresentqação “COVID-19, Chapas e Polícias em Maputo e Matola” preparada por o pesquisador Peter Coughlin – EconPolicy Research Group, Lda. Embora não consigueu apresenter por problemas de conexão.
Descarregar daqui AMT. Inquérito aos utentes dos transportes colectivos no contexto do Coronavirus (maio2020).

Descarregar aqui AMT-OMT. Contagem de Chapas Especial Coronavirus na Cidade de Maputo e comparação com linha base no ano 2019. Confirma-se a diminuição do número de viaturas de chapa um 26%, aumentando a pressão nas paragens, terminais e viaturas.
Descarregar aqui Policy Briefing em portugês sobre Transporte e Coronavirus versão curta. OMT