Áudio e Guião do Seminário Transporte e Covid19

Publicamos agora o áudio-podcast editado do seminário realizado no dia 10 de Junho de 2020 sobre o tema “Impactos e desafios na implementação das medidas para a prevenção do Covid-19 no sector do transporte

Tem disponível um Guião de Escuta onde se pode encontrar o minuto onde fala cada palestrante e sobre que tópicos. Pode descarregar desde AQUI ou seguir a continuação:

Podem descarregar desde AQUI ou ouvir directamente:

Minuto do áudio Interveniente Tópicos principais
00:00:00
Introdução do Seminário
00:00:24 Géssica Macamo – moderadora (OMT) — Apresentação do seminário — Contextualizaçäo sobre as medidas implementadas para a prevençäo da covid-19 no sector do transporte. — Apresentaçäo dos oradores do seminário — Esclarecimento sobre como irá decorrer o seminário.
00:03:26 Áudio – Entrevistas aos utentes de transporte colectivo, produzido pela Rádio Maxaquene — A experiência dos utentes de transporte colectivo nos bairros de Maxaquene “A” Santa Isabel, Magoanine, Mateque, alguns bairros da província de Manica. — Pergunta chave: O acesso ao transporte colectivo no contexto da Covid, permanece o mesmo, melhorou ou piorou?
00:10:13
José Bila – Rádio Maxaquene — Comentários sobre as entrevistas do áudio. — Demanda dos utentes de transporte no contexto da covid-19. -Acesso ao transporte em alguns bairros da província de Manica
00:13:32
Prof. Matos – PCA da Agência Metropolitana de Maputo — Medidas tomadas pela AMT no contexto da covid-19. — Sistema de transporte no pós Covid-19 — Introdução do sistema de bilhética electrónica — Nova rede estrutural metropolitana -Transformação das cooperativas em empresas
00:18:48 Baptista Macuvele – Operador ATROMAP -Desafios da lotação para os operadores dos transporte semi colectivos. — Impacto do encerramento das fronteiras no custo operacional dos transportes. — A relaçäo do governo com os operadores
00:22:40 Sancho Simão – Operador Fematro — Implicações das medidas de prevençäo do covid-19 para os transportadores — Papel do Governo em relaçäo aos transportadores para minimizar a crise dos operadores por conta do estado de emergência. — Medidas de prevençäo do Covid nas paragens, terminais e no interior dos autocarros.
00:28:48 Joäo Feijó – Observatório do Meio Rural — Apoio do OMR a comissäo científica (estudo sobre o impacto do coronavírus em diversos sectores) — A situaçäo do sector do transporte antes e durante o covid-19. — Papel do estado no sector do transporte e a sua relaçäo com o privado. — Oportunismo generalizado no sector do transporte. — Medidas tomadas pelo governo no sector de transporte. — Apresentaçäo de alguns dos resultados da pesquisa sobre os impactos das medidas de prevençäo ao covid-19 no sector de transporte nas cidades de Maputo, Beira e Nampula.
00:38:32 Joaquín Romero – OMT — Fraqueza estrutural do sistema de transporte (superlotaçäo, diferença entre a oferta e a demanda) — Alguns resultados do inquérito aos utentes de transporte no contexto da covid-19, produzido pela AMT. — As diferenças no impacto do funcionamento do sistema de transporte por bairro. — Causas reduçäo de carros nas vias no contexto da covid-19 — Medidas de prevençäo ao covid-19 sustentáveis à longo prazo ou no pós covid para o sector do transporte.
00:51:36

Primeira rodada de perguntas dos participantes para os oradores — Sobre sustentabilidade financeira dos operadores durante e no pós covid-19
00:53:22 Resposta 1 – Baptista Macuvele — Dívidas adquiridas pelos transportadores durante o estado de emergência. — Cortes nas despesas operacionais.
00:55:11
Resposta 1 – Simião Sancho — Dívidas com as gasolineiras — Papel do governo em relaçäo as dívidas adquiridas pelos operadores durante o estado de emergência. — Comentário sobre parte da comunicaçäo de Joäo Feijó (sobre a má transportaçäo dos passageiros). — Necessidade do governo subsidiar os transportadores.
01:00:14 Resposta 1 – Armando Bembele (AMT) — Quantidade de transporte colectivo e semi colectivo em circulaçäo e o das respeito das medidas por parte dos cidadäos. — Sobre a acçäo da AMT para desestimular o recrutamento de rotas.
01:04:47 Resposta 1 – Joäo Feijó — Insustentabilidade do sistema de transporte urbano. — Incapacidade do estado em subsidiar o transporte urbano. — Grupo mais vulneráveis (pobreza) em Moçambique VS. as prioridades do governo e justiça social. — Criaçäo de novos centros urbanos e investimento na diversificaçäo de modelos de transporte colectivo. — Superlotação dos transportes.
01:13:48
Resposta 2 – Bembele — Comentário sobre alguns pontos trazidos pelo Joäo Feijó.
01:15:58

2ª Rodada de perguntas dos participantes para os oradores (perguntas gerais)
01:17:18 Resposta 1 – José Bila — Método usado para as entrevistas do áudio. — Tempo de espera dos autocarros, e o sentimento dos utentes em relaçäo as viagens nos transportes (semi)colectivos. — Fiscalizaçäo por parte das autoridades nas terminais.
01:21:39 Resposta 2 – Baptista Macuvele — Sobre o que o governo poderia fazer para garantir a -sustentabilidade financeira dos operadores.
01:23:01 Resposta 2 – Simão Sancho — Sobre o que o governo poderia fazer para garantir a sustentabilidade financeira dos operadores.
01:25:24

Rodada de considerações finais dos oradores — Questäo sobr implementçäo das medidas de prevençä VS. risco de contágio no sector de transporte.
01:26:06 José Bila Doutor Bembele Baptista Macuvele Sancho Simäo — Considerações finais dos oradores
01:29:50 Moderadora — Apresentação da síntese do debate; — Considerações finais -Agradecimentos.